Em relação ao fime Invictus que relata a passagem do líder Nelson Mandela pelo poder na Africa do Sul. Qual é a reflexão que o filme pode nos trazer para enfrentamento as questões do preconceito na escola?
EU ACREDITO QUE TODOS DEVEM DEIXAR SUAS DIFERENÇAS DE LADO, SEM SE PREOCUPAR COM COR, SEXO, RELIGIÃO, E NÓS COMO EDUCADORES TEMOS O DEVER DE TENTAR ORIENTAR NOSSOS JOVENS COM RELAÇÃO A ESSE ASSUNTO.
EVERTON ALZEMIRO THEODOROWI
Mandela foi líder do Movimento contra segmetarismo racial, acredito que os ideais de igualdade de direitos e deveres entre todas as raças é o principal caminho a seguir.
Maurício de Oliveira Munhoz
5) No texto :O PRECONCEITO RACIAL E SUAS REPERCUSSÕES NA INSTITUIÇÃO ESCOLA , nas suas considerações finais. Quais são as ações em que a escola deve trabalhar para romper com o preconceito e as diferenças raciais?
DEVE ORIENTAR OS ALUNOS COM PALESTRAS, VIDEOS, CARTAZES, E TUDO MAIS O QUE FOR POSSIVEL.
EVERTON ALZEMIRO THEODOROWI
Quantos aos professores e funcionários é importante saber que a forma de expressar, no trato com as pessoas, algumas expressões racistas que infelizmente fazem parte da cultura tem reflexo na sociedade como condicionamentos sociais. Acredito que trabalhar com o tema seja para todos absorver uma verdade que para muitos já foi construída , que somos iguais independente da raça e principalmente saber que o negro e o índio tem uma função social muito relevante na história e na sociedade atual.
Maurício de Oliveira Munhoz;
TRABALHOS DE ALUNOS
Racismo Racial 6ªC
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.
Nome: Sara Daiane meurer dos santos Nº 30
Série: 6ª C
Preconceito Racial
Para mim o preconceito racial é ridículo porque dependendo da cor da pessoa
a começam a zuar,tirar sarro,fazer piadinhas de mal gosto etc....A pessoa que comete
o preconceito é muito boba
pois todos nós somos filhos de Deus e ele fez cada um de um jeitinho,
um branquinho,outro moreninho etc....Para Deus todos nós somos iguais e
nao é por que a pessoa é negra devemos tirar sarro dela por que se nós
pensarmos um pouco veremos que essas pessoas sao iguais as outras.
Mas nós podemos combater o preconceito ex:guando vemos alguem cometendo o preconceito temos que ir e impedir a pessoa de estar cometendo o preconceito.
Esse foi um exemplo de que podemos fazer acabar com o preconceito por que todos nós
somos iguais.
RACISMO NÃO!
Aluna:Sthefany Dos Santos Rodrigues Nº31 6ªc
O Brasil foi formado pela união de tres raças: o índio, o negro e o branco. Nosso País é conhecido como a nação da "cor brasileira". Quando chega o verão, nossas praias são a confirmação disso. Todos querem se bronzear, para ficar com a "cor brasileira". Terminado o verão, tudo volta a ser como antes: não existe mais a igualdade de cor e raça.O bullying volta as escolas, o preconceito nos assalta a cada esquina, principalmente entre as "ditas" minorias: mulheres, negros, gays, asiáticos, deficientes, etc., enfim, o racismo volta a ser tolerado, afinal de contas somos pessoas civilizadas(?)Um dia, um grande homem surgiu neste mundo, lutador incansável, lutou até o fim de sua vida contra o racismo. Tentaram calar a sua boca, mas não conseguiram. E covardemente o assassinaram. Seu nome? Martin Luther King. Deixou um legado maravilhoso e entre suas frases aquela que perpetuará por muito tempo ainda:
ResponderExcluir"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados
por sua personalidade, não pela cor de sua pele."
Martin Luther King
Maria Christina Ferreira de azevedo