Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2011

O Negro e a Religião

                                                 

O candomblé e a umbanda são as principais religiões afro-brasileiras. Em 1991 havia 648,5 mil adeptos, de acordo com o censo. Estudiosos dessas religiões, no entanto, estimam que um número muito maior freqüenta centros de forma esporádica, mas estão ligados também a outras religiões.

Candomblé - Religiăo afro-brasileira que cultua os orixás, deuses das naçőes africanas de língua ioruba dotados de sentimentos humanos como ciúme e vaidade.Para sobreviver ás perseguiçőes, os adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos, no sincretismo religioso. Por exemplo, Iemanjá é associada a Nossa Senhora da Conceiçăo; Iansă, a Santa Bárbara, etc.
Candomblé é uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás, Voduns, Nkins dependendo da nação. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá, México, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.
Símbolo do Candomblé

                                                 
                                           
                                           
                          Umbanda- é a religião dos negros iorubás na Bahia que consiste sobretudo em grandes festas aos orixás...
                          
O termo Umbanda, considerado a “Palavra Perdida” de Agartha, foi revelado por Espíritos integrantes da Confraria dos Espíritos Ancestrais.
Estes espíritos são Seres que há muito não encarnam por terem atingido um alto grau de evolução, mas dignam-se em baixar nos templos de Umbanda para trazer a Luz do Conhecimento, em nome de Oxalá – O Jesus Cristo.
Síbolo da Umbanda


Laura, nº 21. 6ªA
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site de Movimentos em Defesa das relações Etno-Raciais.