Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OS GRANDES NOMES NEGROS DO BRASIL - TRAB. ENS. RELIGIOSO

Integrantes :

Alisson Heitor , nº03
João Mateus N. , nº20         6ªC
Victor Lucas , nº33    



Os grandes nomes negros do
Brasil

   Apesar do grande índice de preconceito no Brasil temos grandes e importantes nomes afro-descendentes. Apesar de muito sofrimento e discriminação, conseguiram vencer o tal chamado preconceito.
   E os brasileiros tem o orgulho de ter essas pessoas representando o nosso país.
   Algumas delas estão no esporte, como: Pelé, que era engraxate de sapatos aos 11 anos de idade, aos 17 foi campeão mundial de futebol e hoje é considerado o atleta do século 20, o rei do futebol, também temos Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Grafite (futebol), Daiane dos Santos (ginástica), Maguila (boxe) entre outros.
   Temos também n
a arte, onde muitos negros se destacaram com obras belíssimas, como Aleijadinho, com suas esculturas em madeira e pedra-sabão, Agnaldo Manoel dos Santos, com suas esculturas de orixás, entre outros artistas.
   Uma das categorias mais importantes composta pelos afro-descendentes é na música, onde estão Pixinguinha, que foi um dos maiores flautistas de todos os tempos e responsável pela popularização de instrumentos musicais afros no Brasil, Antônio Carlos Gomes, que criou a grande ópera O Guarani, e muitos outros nomes importantes...
   Há também grandes mulheres Dandara foi uma das grandes líderes do Quilombo dos Palmares ao lado de Zumbi e foi assassinada em combate contra os portugueses, em defesa do Quilombo dos Palmares. Há também grandes mulheres afrodescendentes com representação na política: Theodosina Rosário Ribeiro, Antonieta de Barros, e Benedita da Silva, a primeira governadora negra do país.
Na televisão há grandes nomes como: Taís Araújo, Lázaro Ramos, Adriana Bombom, a repórter Glória Maria, Milton Gonçalves, que é militante da igualdade racial, a atriz Neuza Borges, entre outros...
   Como vemos, não devemos ter preconceito, pois nosso país é formado por muitos afro-descendentes.
Muitos destes citados acima venceram o preconceito e agora estão marcados na história brasileira. E muitos ainda estão por vir.

Referencias : http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-2086-18409-,00.html

ESPORTE :
 
Jogador de Futebol-Pelé                                    Ronaldinho Gaúcho................................e muito mais

ARTE:

Agnaldo Manoel dos Santos



Música:
    
Pixinguinha
 GRANDES MULHERES :

       
           
Theodosina Rosário Ribeiro                        Antonieta de Barros

TELEVISÃO:

          
Tais Araújo                                                             lázaro Ramos

          
Adriana Bombom                                                       Glória Maria
                         ENTRE OUTROS..............
Milton Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email

Site de Movimentos em Defesa das relações Etno-Raciais.