Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Thais Mazurek nº:39 6ºA Destaques dos negros no Brasil


                   Preconceito dos negros famosos no Brasil.

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos políticos, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

Sim, todo negro sofre preconceito neste país, seja ele artista ou não. Vou citar alguns nomes de famosos que já sofreram preconceito racial, e alguns ainda continua sofrendo.

Lazaro ramos
Sofri diversas vezes. Algumas delas de uma maneira mais explícita e outras de uma maneira que entendi depois. Por exemplo, eu tive a minha primeira namorada aos 17 anos, eu sempre fui o melhor amigo. Eu estudava em colégios particulares que tinham em sua maioria, pessoas brancas, e eu tinha muita dificuldade em me relacionar”.

Glória Maria
A jornalista Glória Maria, primeira repórter negra da TV brasileira, disse que ainda sofre preconceito por sua cor de pele. “Já sofri várias vezes e sofro até hoje. A diferença é que as pessoas hoje têm mais cuidado porque sou uma pessoa pública”. Um dos casos mais conhecidos de preconceito contra Glória aconteceu quando a jornalista foi barrada na porta de um hotel de luxo no Rio, na década de 70. Na época, o caso teve grande repercussão.

Pelé
Pelé sofreu preconceito ao longo da carreira, mas não deu importância a isso. Para ele, o assunto só ganhou maiores proporções nos últimos tempos por conta da globalização. "É uma questão pessoal. Quando atuei na Argentina, me chamaram de negro sujo, macaco do Brasil, e não foi feito nenhum alarde", acrescentou. 
 
Tais Araújo
"Faziam piadinhas como: 'Quem paga seu colégio, a patroa da sua mãe? '", Sempre foi uma garota de classe média alta e costumava ser uma das únicas negras nos colégios particulares em que estudou. Ela disse ainda que até hoje sonha em ser escalada para um papel sem que sua cor seja determinante na hora da escolha do elenco.

* Isso mostra que no Brasil existe muito preconceito racial, pois O Brasil, embora vislumbre uma democracia racial, percebemos claramente que isso não acontece. Os negros são discriminados por diversos veículos da imprensa, empresas, politicamente, instituições, etc. Existe a lei que pune o crime de racismo. Se acompanharmos alguns casos de flagrante do ato e, não vamos ver nenhuma pessoa que cometeu esse crime que esteja presa. Aos poucos o Brasil, vem mostrando sua face oculta da discriminação. Vamos continuar lutando para erradicar de vez esse mal contra nosso povo.

O dia 20 de novembro é marcado pela morte de Zumbi que Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.
E também comemorado o dia da Consciência Negra. Dia de se refletir desde a vinda forçada do negro para o solo brasileiro, da participação na sociedade, auto preconceito, valorização da cultura negra, entre outras discussões e temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site de Movimentos em Defesa das relações Etno-Raciais.