Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

samuel n°29 Hygor n°18


                                        O negro e a sociedade

Desde a escravidão,ate hoje o negro ainda sofre preconceitos, talvez o pior deles, pois se trata de um preconceito velado e que para todos os efeitos não existe. Raríssimas pessoas se intitulam racistas mesmo que seus atos a denunciem elas sempre acham uma maneira de se esquivar.
O negro teve, e tem um papel importante na economia e na sociedade brasileira. Por preconceito e injustiças sociais, desde a libertação dos escravos, os negros não ocupam o seu lugar no plano econômico e cultural deste País. Isso acontece por que uma minoria retém toda a riqueza e acesso a informação,mas precisamos mudar isso com as cotas nas universidades, com bolsas de estudo, com bolsas família,mais emprego a eles,etc...
A historia do Brasil registra o que hoje ninguém desconhece:a construção histórica do pais começa com o cimento da pluralidade de povos, representado esquematicamente pelas populações indígenas, pelos brancos, predominantemente portugueses, pelos negros escravizados em África desde o século XVI até o século XIX. Apenas a partir de 1875, data-símbolo do início do processo migratório, com a vinda de imigrantes brancos de várias procedências e, anos depois, em 1908, com a chegada dos japoneses, é que essa pluralidade deixou de ser titular e se tornou complexa tal qual a conhecer.
Cada negro tem um papel diferente na sociedade,tem uma profissão,etc... 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site de Movimentos em Defesa das relações Etno-Raciais.